domingo, 16 de outubro de 2011

Somos educadores e lutamos


 Está se aproximando o " DIA DO PROFESSOR", estou radiante, adoro comemorações, e cada vez que o tempo passa, percebo o quanto temos que festejar este dia.
Momento de comemoração e de luta pelo direito dos educadores e por umaeducação de qualidade.
 Cada ano letivo que chega ao término, nossas vidas são transformadas, os alunos não são os mesmos que chegaram no inicío e nós, professores, não somos mais os mesmos também.
 Este é o grande segredo desta profissão: passamos por uma constante evolução, o processo educativo é gradativo, diário, constante  e desafia o  profissional da educação a continuar se aprimorando, procurando alternativas para crescer e continuar mediando a educação das crianças, jovens e adultos que chegam até nós.
"Professor não envelhece", por que seu pensamento, suas atitudes, devem ser atuais, jovens,  devemos falar a mesma língua que nossos alunos, mas sem deixar de lado o nosso espírito de liderança, nossa maturidade, nossa experiência profissional.
Por outo lado, neste dia, de tanta alegria, nos entristece o descaso das autoridades competentes em relação a educação e a desvalorização do profissional da educação.
Nossa profissão exige tanto empenho e dedicação, somos conscientes de nossas responsabilidades, que muitas vezes vão além do que nos cabe, mas como profissionais vocacionados, não damos as costas as necessidades desdes seres que chegam até nós.
Então, lutamos, para que os governantes, lembrem que um dia tiveram um professor e uma professora, que os orientaram e o  ajudaram a chegar onde estão hoje.
Talvez esta lembrança, os sensibilizem e assim os faça  valorizar  os educadores brasileiros.
Por isso, continuemos festejando nossas conquistas e lutando pela nossa dignidade.


"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender."
Augusto Cury



Nenhum comentário:

Postar um comentário