quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Minha primeira escola, meu segundo lar


Parece  chavão chamar a escola de "segundo lar", mas é como eu a considerava. Minha primeira escola, lá foi meu quintal, eu não apenas aprendi a ler e a escrever, aprendi a conviver com crianças da minha idade, lá eu podia correr, bagunçar na hora do recreio claro, mas quando a gente é pequeno tudo se torna imenso, até os recreios, que hoje são tão rapidinhos, naquela época, na minha mente infantil duravam o suficiente para estrapolar e me divertir muito, às vezes nem lanchar eu lanchava. Voltava com a merenda na sacolinha e a vó Iracema dizia:"Ela adora tanto as "aulas" que nem quer comer o lanche. Na verdade eu gostava das aulas, tinha extrema admiração pela minha professora Zilda, ela era fofinha, era uma gordinha bonita, simpática, cabelos pretos, tinha uma voz suave,mas de vez enquando eu  atirava fora do sério e, ela me repreendia:"IDAGLEIIIIII!!!" Fica aqui registrada minha homenagem a minha primeira professora, apesar de eu não ter sido um exemplo, como aluna, que os meus filhos não me ousam, pois eu aprontei nos primeiros anos escolares, mas hoje, como pedagoga, tenho uma explicação para tudo isso:
Imagina, uma menina com "alma de moleque", convivendo somente com adultos, impedida de brincadeiras na rua, ou do convivío mais frequente com os outros de sua idade, como iria se comportar longe dos olhares zelosos da família, num mundo cheio de crianças, recreios, merendas, pátio para correr, mil novidades, fica difícil de ser exemplo de concentração e disciplina,não é?
Portanto, cada vez que um aluninho meu é tipo uma "Ida de 7 anos", além de me indentificar, entro na dele, brinco junto, mas como???? Ensino brincando, sério!!!Por que para prender a atenção do aluno, tu necessitas ser uma pouco criança também, sentir o que eles sentem, conhecer sua realidade, suas expectativas, descobrir do que eles gostam de brincar, estar por dentro dos assuntos que eles gostam de conversar, desta forma o planejamento da professora tende a ser de acordo com o interesse da criança e, ela irá aprender com mais prazer. Tem dado certo comigo, apesar de algumas críticas, nem Cristo agradou todo mundo, algumas pessoas consideram minhas turmas agitadas, desorganizadas, "eles eram tão calminhos no ano anterior, quando se tornaram alunos da Ida, enloqueceram!".
Eu vejo de outra forma, eles não são indisciplinados, são felizes ativos, comunicativos, não são desorganizados, são criativos, inteligentes, crianças que nasceram no mundo globalizado, onde a informação é bombardeada a cada segundo nestas cabecinhas maravihosas, a mente deles é a mil,como vou prendê-los se não pelo lúdico, como vou conquistá-los , senão pelo afeto e a liberdade de expressão, não posso, não devo, não quero e não aceito condicionar uma criança de 6, 7, anos sentada uma tarde toda, somente copiando, nunca façam isso por favor, as atividades devem ser variadas constantemente, mas isso não quer dizer, que os momentos de concentração,não sejam necessários, que a volta a calma não seja fundamental, os limites, as regras são vitais, a diferença é que as regras não são impostas pela professora, são construídas coletivamente, a professora irá mediar com firmesa sem perder a "amorosidade"( termo muito usado por Paulo Freire em muitas de suas falas.)

Para concluir,sou uma professora atual, gosto de estudar,aliar minha prática, mas uma coisa eu nunca esqueci, que um dia eu fui criança também.

Beijão, espero que este depoimento ajude outras colegas, ajude pais e principalmente oriente as estudantes do curso normal, pois também eu fui uma um dia, e sei bem as inseguranças, os medos, as dúvidas, que nos consomem antes do bendito "Estágio Final do Curso", mas este assunto fica para outro dia, hoje já me estendi demais.Fui....

Um comentário:

  1. Ida!
    Uma boa surpresa: teu blog!
    Tô em Passo Fundo, na Jornada Nacional de Literatura... excelente, tempos e espaços de aprendizagem...
    Gostei muito do teu texto... como sugeres, vou mostrá-lo para as meninas do curso normal. Com certeza, no blog, podemos estabelecer mais um espaço de diálogo!!!

    Enquanto descrevias tua primeira escola, lembrei de mim no Horto, o pátio enorme, os recreios, a Dolores, primeira profe e tals...

    Bem-vinda à blogosfera!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir