terça-feira, 23 de agosto de 2011

Minhas primeiras e marcantes recordações

Minha primeira, digamos, opção lúdica, foi a leitura.
Criada desde muito novinha pelos meus avós, distante dos irmãos e da criançada da vizinhança, por puro extinto de proteção e vigilância extrema de meus queridos cuidadores, minha amada Vó Iracema e meu saudoso Vô Osvaldo.
Hoje, adulta penso assim, mas ne sempre tive este pensamento, vai colocar na cabeça de uma criança que tudo isso era apenas zelo. Sofri, queria brincar como meus irmãos, livres no campinho perto de casa, sonhava correr na calçada, andar de bicicleta na rua, pular elático, jogar sapata (ou marelinha)como meus amiguinhos e amiguinhas da mesma idade.
Minha infâcia até então, era restrita, eu apenas olhava os outros brincando, pela janela, ou pela porta do "Armazém Santos Dumont", eu se chamava de "Bolicho do Vô", onde desde cedo eu o ajudei a tomar conta, e lá aprendi muitas coisas, continhas, dar trocos, atender o público com respeito e simpatia, como eu era instruída.
Então, mesmo, antes de aprender a ler, dentro do meu imenso quarto, que antes era um depósito de mercadorias do "bolicho", descobri um "tesouro", eu chamava de tesouro, porque era desde cedo muito sonhadora, gostava de criar amigos imaginários e criar situações fantasiosas, a fim de criar um mundinho meu.
Voltando ao achado...
Encontrei uma caixa de papelão, toda lacrada, minha curiosidade, mais que aguçada, fez com que eu secretamente, explorasse aquele objeto, minha imaginação de criança aflorou...O que teria lá dentro????Brinquedos? Só podia ser os brinquedos antigos da minha tia Neuza, que havia casado a pouco e tinha deixado algumas coisas delas guardadas por lá; eu sabia, que ela era muito organizada e caprichosa e sempre guardou seus brinquedinhos, que alegria!Agora seriam meus!
Realmente a caixa era dela, bem fechada, coberta para não pegar pó, mas a vontade de tirar aquele lacre era mais forte que eu, então impulsivamente, sem pensar nas consequências,nem no castigo por ser tão bisbilhoteira, abri....
O espanto foi grande quando, ali deparei-me com coleções e mais coleções de livros, ilustrações riquíssimas, faziam meus olhos brilhar, meu coração vibrar, senti que ali, dentro do meu quarto surgia uma verdadeiro parque de diversões, comecei a viajar no mundo das imagens, cada livro folhado uma nova história, não propriamente aquela que estava escrita originalmente, mas aquela criada pela mente de uma arteira, curiosa, sozinha e entediada menininha de seus 5 anos de idade.

Com esta pequena passagem da minha vida, posso resumir características minhas, que hoje adulta, destaco como positivas: continuo sendo a mesma meninha curiosa, impulsiva, corajosa, principalmente sonhadora e criativa.
Aprendi amar e respeitar os adultos que me rodeiam, me protegeram e do seu jeito me amaram e me amam até hoje, apesar de seu muitas vezes ser a
" guria arteira de sempre" e dar minhas "aprontadas".
Aprendi a valorizar o mundo infantil, defender direito do brincar, que toda criança merece e necessita.
E, principalmente hoje sou uma "criança grande", com vontade de vencer na vida, de alcançar meus sonhos, através do trabalho, do estudo, da dedicação e da alegria de ajudar a construir um mundo melhor, para minha família, meus alunos e porque não, ajudar a criança que existe dentro de cada pessoa aflorar e ver o mundo com olhos mais sensíveis, otimistas, cheios de esperança e fé em Deus. Na verdade é este o objetivo do meu blog, ajudar com minha experiencia de vida, outras pessoas, principalmente nda área da educação, por isso, peço perdão por algumas gafes, no português, escrevo rápido demais, meu tempo é curto, sou novata como "escritora" rsrsrs uauuu, mas minha intenções são as melhores possíveis.

Com carinho....

Ida

Um comentário:

  1. Ida!

    Muito legal a proposta do teu blog!

    Acho que, em relação ao texto e à correção gramatical, é uma construção permanente... a gente vai se (re) fazendo...
    O blog nos ajuda nisso: nos faz "ver" o quanto nosso texto vai se modificando e nos faz refletir sobre as práticas!!!

    Se quiseres algumas dicas sobre o uso de blogs, estou as ordens! Sou uma blogueira de carteirinha... hehheh

    Beijos!

    ResponderExcluir